Para saber o pensamento sistêmico é necessário entender a história da evolução das ciências. A palavra sistema, significa colocar junto, portanto, pensar sistematicamente é estudar como ocorrem as relações entre as partes, dessas com o todo e esse todo com os demais sistemas. Para compreender cada ciência deve-se olhar para seu paradigma, ou seja, são os óculos nos quais se enxerga o mundo, seguindo um padrão, uma linha e assim ampliar a visão que se tem da realidade.
A concepção sistêmica de mundo possibilita a aceitação do diferente, da diversidade, do complexo, do movimento, da evolução, do processo de desequilíbrio e do caos, da desordem para uma nova ordem. Engloba o processo de autonomia, a capacidade de decisão e escolha, acredita no potencial espontâneo, criativo, inovador e transformador existente nos sistemas vivos, inclusive no homem, incluindo também a espiritualidade.
O pensamento sistêmico é uma nova forma de ver a realidade, as características das partes são encontradas no todo e do todo nas partes enquanto interconexões, possibilitando a identidade do sistema. É contextual, analisa o fenômeno colocando-o no contexto mais amplo, percebendo suas relações, interconexões e multidimensões, considera-se funcional o que é adequado ao contexto, espaço e tempo, o que gera crescimento, aprendizagem e mudança.
Esta nova forma de ver o mundo, permite visualizar de maneiras diferentes as relações familiares, proporcionando uma visão abrangente da realidade, aumentando a capacidade de olhar o contexto situacional, identificando as formas com que cada um interage e se comporta. Ou seja, como cada indivíduo tem a possibilidade de se comunicar, a partir do entendimento com que o ser humano enxerga a vida.
O relacionamento é uma arte na qual nenhum ser humano está isento de viver, o indivíduo é um ser político, social, em interação com o meio e deste forma-se a concepção de mundo, visão de homem, a todo momento comunica-se algo, mesmo na ausência de palavras. O que importa retratar aqui, é a comunicação na família, como é, como está, de que maneira pode-se alcançar a linguagem do outro, qual é a forma com que cada integrante da família recebe a mensagem transmitida.